O Software Freedom Day é um dia reservado para a comeração da liberdade do
Software. Somente esse ano, mais de 300 eventos ocorreram somente por meio do OSUM (http://osum.sun.com)

Uma edição do evento ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Campus Marquês de Paranaguá. O evento, com início às 8:00, abordou temas como Java, Open Source e direitos autorais.

Uma palestra sobre a comemoração do dia da liberdade do software foi ministrada por mim, abordando além do dia comemorativo, OSUM (Open Source University Meetup), as suas novas funcionalidades e as vantagens de ser um membro da comunidade, além de um breve resumo sobre os princiapais softwares da Sun Microsystems , entre eles, Java, NetBeans e OpenSolaris, e como a empresa é uma das principais contribuintes no mundo Open Source por meio delas. Abaixo, estão disponívies os slides da primeira apresentação, além do vídeo mostrado aos participantes.

Às 9:00, Rafael Sampaio, Embaixador de Campus da empresa no IME-USP ministrou uma palestra sobre o servidor de aplicações Glassfish. Além do servidor de aplicações, Rafael abordou todas as versões do aplicativo e uma visão geral sobre a plataforma Java EE.

Em breve, os slides de Rafael serão disponibilizados por meio do blog e do OSUM.

Após um breve Coffee-Break, às 10:30, Bruno Souza, conhecido como JavaMan e um dos fundadores de um dos maiores Grupos de Usuários de Java do país, o SouJava, ministrou uma palestra sobre Direitos Autorais, ressaltando a importância de não aderir à pirataria e defendendo a liberdade de divulgação e disponibilização de licenças oficias de forma gratuita à sociedade, um dos princípios do Software Livre.

Finalizando o evento, os participantes do evento foram agraciados com diversos brindes da Sun, sorteados por mim, Bruno e Eduardo Lima, gerente de Programas Acadêmicos da empresa.

Gostaria de deixar o meu agradecimento a todos os paletrantes, Rafael Sampaio, Bruno Souza e Eduardo Lima pela a participação e contribuição com o sucesso do evento, além da coordenação do curso de Ciência da Computação da PUC-SP, pelo apoio contínuo e por mais uma vez disponiblizar o espaço para a realização do evento. E também gostaria de deixar o meu agradecimento à todos que comparecerem e prestigiaram o evento.

Abaixo seguem alguns links úteis:

Página do OSUM: http://osum.sun.com

Página do SAI: https://sailearningconnection.skillp...i/login.action

Página do grupo da PUC-SP no OSUM: http://osum.sun.com/group/pucsp