Muitos computadores atuais, mesmo os mais recentes não vem com suporte para bluetooth e é necessário a utilização de um dongle, ou seja, um adaptador USB.

No entanto, muitos não tem suporte das fabricantes para sistemas Linux e, mesmo as mais recentes distribuições, não possuem driver genérico.
No meu caso comprei um adaptador, com o chipset Integrated System Solution Corp. KY-BT100 Bluetooth Adapter que, por algum motivo, o Ubuntu 9.10 (2.6.28-14-generic #47-Ubuntu SMP Sat Jul 25 01:19:55 UTC 2009 x86_64 GNU/Linux), apesar de reconhecer, não realizava o emparelhamento com qualquer dispositivo, no caso um celular Samsung SGH-E256. Tentei usar o dispositivo hcitool, mas sem sucesso.

matheus@matheus-laptop:~$ hcitool scan
Scanning ...
00:17:D5:62:6B:2E SGH-E256
matheus@matheus-laptop:~$ sudo hcitool cc 00:17:D5:62:6B:2E
matheus@matheus-laptop:~$ hcitool con
Connections:
matheus@matheus-laptop:~$

Em 'scan', eu busco por dispositivos e, encontro o celular, com o MAC 00:17:D5:62:6B:2E. Ao digitar 'cc', tento o emparelhamento, mas como pode ser visto em 'con', não há nenhuma conexão estabelecida.
Tentei utilizar o aplicativo bluez(Bluetooth Applet 1.8) do Ubuntu, também sem sucesso. No caso da interface gráfica do bluez, nem o dispositivo era detectado.

Depois de muito vasculhar na internet, encontrei o Blueman, um gerenciador de Bluetooth construído em GTK, em cima da API BlueZ.
Segundo o site do projeto, suas caracteristicas incluem:

* Conecta com 3G/EDGE/GPRS via DUN profile.
* Conecta com/Criacao de bluetooth networks
* Conecta com dispostivos de entrada.
* Conecta do dispostivos de audio.
* Envia/Recebe/Browsing arquivos via OBEX
* Emparelhamento

Foi a minha solução, o Blueman reconheceu meu dispositivo e fez o emparelhamento automaticamente, e me permitiu acessar as pastas do celular de forma bem simples, assim como a troca de arquivos.

Para a instalação, fiz o download do pacote .deb para a versão 9.10 do Ubuntu:

64 Bits:
https://launchpad.net/~blueman/+arch...unty_amd64.deb

32 Bits:
https://launchpad.net/~blueman/+arch...aunty_i386.deb

Depois, no Terminal:

sudo dpkg -i blueman_1.20+r474+200909141909~jaunty_amd64.deb

Para executar a GUI, o comando:

blueman-manager

Eventualmente voce pode querer usar o apt-get, mas na minha opinião é mais complicado, pois necessita da chave OpenPGP. Entretanto, o artigo explica como fazer:

https://help.launchpad.net/Packaging...allingSoftware

Sites úteis:

Pacotes .deb:

https://launchpad.net/~blueman/+archive/blueman-dailies

Site do projeto:

http://blueman-project.org/

Obs 1: Para saber o chipset do seu dispositivo USB, digite no Terminal o comando lsusb, assim:

matheus@matheus-laptop:/etc/apt$ lsusb
Bus 006 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 008 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 007 Device 002: ID 1131:1001 Integrated System Solution Corp. KY-BT100 Bluetooth Adapter
Bus 007 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 002: ID 0c45:63fa Microdia
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
matheus@matheus-laptop:/etc/apt$

Obs 2: O diretório padrão para o recebimento dos arquivos do celular é /home/nome_usuario/Pública
Feito os procedimentos acima, seu adaptador usb bluetooth deve funcionar.

Até a próxima,
Matheus

More...